Sarau da Inclusão evidencia a cultura gaúcha e promove transformação social em Parobé
Em junho, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência Azaleia, de Parobé, será palco de um evento que une tradição, solidariedade e inclusão: o Sarau da Prenda Jovem/Inclusão Escolas. O projeto tem por objetivo proporcionar uma experiência inesquecível para 15 jovens estudantes da região, para suas famílias e escolas, tudo dentro do universo da cultura gaúcha.
O evento, que acontecerá no dia 14 de junho, será o ponto culminante de um trabalho contínuo, iniciado em março deste ano, e busca envolver as participantes e a comunidade em um processo de imersão cultural. Durante os encontros mensais, as prendas aprendem sobre a indumentária gaúcha, tradições culinárias, brinquedos e brincadeiras típicas, danças de salão e tradicionais, além de conhecerem a história e os regulamentos que regem a cultura local. Com o apoio de diretores e professores, o projeto também incentiva a troca de conhecimentos com outros alunos e suas famílias, ampliando o alcance e o impacto do Sarau.
Protagonismo juvenil
O primeiro evento do projeto aconteceu em 15 de março, na sede social do CTG, com a apresentação das 15 prendas à comunidade. Essa etapa inicial foi marcada por um forte vínculo de união entre as escolas e a comunidade, celebrando a cultura gaúcha e o protagonismo juvenil.
O projeto Sarau da Prenda Jovem/ Inclusão Escolas tem um caráter inclusivo porque a maioria das participantes são de famílias de baixa-renda. “Estaremos dando, pela primeira vez e junto com o CTG, escolas e municípios, a oportunidades para as meninas de baixo poder aquisitivo vivenciarem a festa de 15 anos, em uma temática diferenciada”, ressalta a coordenadora do Departamento Jovem do CTG, Fátima Rejane da Luz, enfatizando ainda que as prendas participantes não terão custos, mas em contrapartida terão que demonstrar o conhecimento adquirido no decorrer dos estudos, mostrando o amor ao tradicionalismo.
Sarau: ponte de transformação
Já o patrão do CTG Querência Azaleia, Fábio Amaral, explica que a “família do CTG” acredita que a iniciativa é importante porque também promove a inclusão, além de romper barreiras, limitações, preconceitos, gerando empatia e transformando pessoas. “De fato não é apenas de um gesto bonito. Essa ação vai reforçar ainda mais o compromisso do CTG Querência Azaleia, não apenas para sociedade, mas com a nossa tradição gaúcha”, comemora Amaral.
O patrão ainda espera que o Sarau da Prenda Jovem/Inclusão Escolas possa servir de inspiração para outras entidades tradicionalistas. “Que essa nossa ação possa servir de inspiração para os demais CTG’s, fazendo com que cada galpão se torne uma ponte para uma grande transformação social e a continuidade de nossa cultura gaúcha”, finaliza.
As prendas debutantes têm como Embaixadora do Sarau e representante do Departamento Jovem do CTG Querência Azaleia, Beatriz Polita do Amaral. Confira as prendas participantes:
1-Brenda Vargas Rita (E.M.E.F. Diniz Martins Rangel /Parobé)
2-Caroline Andrielli de Lima Alves (E.M.E.F. Diniz Martins Rangel/Parobé)
3- Emilly Almeida Cardoso (E.M.E.F. Romilda Sibele Renk/ Parobé)
4- Estéfane Braun da Silveira (E.M.E.F. Diniz Martins Rangel/ Parobé)
5- Gabriele de Lima Giongo (Instituto Federal/ Rolante)
6-Isabela Bresolin Maciel (E.M.E.F. Padre Afonso Kurt/ Santa Cristina do Pinhal - Parobé)
7- Isadora Scrinz Correa (E.M.E.F. Padre Afonso Kist/Parobé)
8- Laura de Oliveira (E.E.E.M. Engenheiro Parobé/Parobé)
9- Luiza Gabriela Simplício da Cruz (Instituto Federal/ Rolante)
10- Luiza Vicente Rupel (Instituto Federal/Rolante)
11- Manuela Abreu Waszilewki (Instituto Federal /Rolante)
12-Manoela da Silva Wingert (E.M.E.F. Berthalina Kirsch/ Igrejinha)
13- Micaela Silva Ribeiro (E.M E.F. Padre Afonso Kist/Parobé)
14- Renata Spiecker Edinger (Instituto Educação Estadual Olivia Lahn Hirt/Igrejinha)
15- Suelen Shabat (Instituto Federal / Rolante)